música
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o projeto que institui a Comenda Marília Mendonça, a qual será concedida anualmente a 32 homenageados, artistas da música sertaneja goiana. Os eventos solenes serão realizados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Nas justificativas, o deputado José Machado (PSDB), autor da proposta, afirma que a “rainha da sofrência” deixou um legado inestimável para a música sertaneja. “Sua trajetória meteórica como cantora e compositora inspirou uma geração de artistas, impulsionando o sertanejo e fortalecendo ainda mais o cenário musical goiano”, diz.
Segundo Machado, a comenda representa também uma justa homenagem à artista. “Ela personificou a essência da música sertaneja goiana, levando-a a patamares nunca antes alcançados e consolidando-se como um ícone de nossa cultura musical”, completa.
A Comenda será representada por uma medalha em formato circular, cunhada em bronze e esmaltada com as cores simbólicas do Estado de Goiás, contendo especificações em alto-relevo. Em um lado, ao centro, o brasão do Estado de Goiás, circundado por um dístico com a seguinte inscrição: “Comenda Marilia Mendonça”; no outro lado, uma representação simbólica da música sertaneja goiana circundada por um dístico com a seguinte inscrição: “Assembleia Legislativa do Estado de Goiás”. A Comenda será encimada por uma fita em forma de “V”, nas cores verde e amarelo e, será acompanhada por um Diploma de Honra ao Mérito em forma de certificado.