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ANTT abre consulta pública para concessão de rodovias em Goiás


INFRAESTRUTURA

O processo foi aprovado pela diretoria da ANTT nesta quinta-feira (7) e a audiência terá duas sessões

Da Redação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai abrir um processo de consulta pública para a concessão das rodovias que compõem o Polo Goiânia. O projeto prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões em 35 anos de concessão e abrange 572,82 km de vias que conectam a capital goiana a outras regiões importantes do estado, além de Minas Gerais e Mato Grosso.

O processo foi aprovado pela diretoria da ANTT nesta quinta-feira (7) e a audiência terá duas sessões. A primeira, será presencial, em Goiânia, prevista para o dia 17 de abril, enquanto a segunda será de forma híbrida (virtual e presencial), na sede da agência, no dia seguinte (18).

Com as várias opções de participação, a Agência busca garantir uma ampla visibilidade e oportunidade para que todos os interessados, sejam proponentes, licitantes ou usuários das rodovias, possam contribuir ativamente.

“O projeto apresenta todos os documentos técnicos e jurídicos necessários, credenciando-o para esta fase crucial da Audiência Pública. Abrangendo 39 municípios de Goiás e formando um Arco Metropolitano essencial para a economia do estado, a concessão trará significativos investimentos nas rodovias, assegurando a segurança viária de todos que nelas circulam”, destacou Felipe Queiroz, diretor da ANTT e relator do processo de abertura da Audiência Pública para a concessão do Polo Goiânia.

O lote rodoviário é composto pelas seguintes rodovias: GO-020, do entroncamento da BR-153/352 em Goiânia até o entroncamento com a GO-139 em Cristianópolis; GO-060, do entroncamento com a GO-050/070 na Av. Castelo Branco em Goiânia até o entroncamento com a GO-320 em Iporá; GO-070, do entroncamento com a BR-060 na Av. Castelo Branco até o entroncamento com a GO-164; e GO-080, do entroncamento da BR-040 na Av. Perimetral Norte em Goiânia até Goianésia.

Expectativas

Dentro do projeto, conforme os estudos desenvolvidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estão previstas obras de ampliação de capacidade, incluindo 63,439 km de duplicação, 32,964 km de faixas adicionais, 8,969 km de vias marginais e 8,030 km de contornos.

No processo, após avaliação da Superintendência de Concessão de Infraestrutura da ANTT, as sugestões coletadas durante o processo de participação social poderão ser incluídas às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto de concessão Polo Goiânia.

As rodovias a serem concedidas têm origem em Goiânia e conectam a capital a regiões relevantes na economia goiana. Além disso, percorrem rotas importantes para a conexão do estado com outras unidades federativas, destacando-se o Mato Grosso e Minas Gerais. Essa infraestrutura visa melhorar a fluidez de tráfego e a segurança viária, promovendo a integração regional e nacional.

O projeto também proporciona a interligação do fluxo metropolitano a destinos turísticos e áreas de movimentação de cargas. A integração da região metropolitana a esses fluxos econômicos, especialmente relacionados à soja, promoverá o crescimento econômico em diversas regiões próximas.



Fonte: Mais Goiás


07/03/2024 – Coveb FM

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