INVESTIGAÇÃO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou que o avião que bateu contra árvores e fez um pouso forçado, em Catalão, tinha capacidade de realizar um voo seguro. O incidente ocorreu às margens da GO-305, na manhã desta segunda-feira (1°).
Segundo o site de consultas de aeronaves cadastradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha situação de aeronavegabilidade normal. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o piloto sofreu apenas ferimentos leves.
Testemunhas relataram aos bombeiros que a aeronave teria perdido a potência e que o piloto teria descarregado os defensivos no ar para que a aeronave ficasse mais leve antes do pouso. A corporação informou que o piloto sofreu apenas ferimentos leves.
Em nota, Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) informou que realizou uma ação inicial e que foram realizadas a coleta de dados e a preservação de elementos para a verificação preliminar dos danos na aeronave.
Conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica, os resultados das investigações sobre as causas do acidente serão divulgados por meio de um Relatório Final emitido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Além disso, destacou que a conclusão do processo será determinada pela complexidade para identificar os fatores contribuintes do acidente. O piloto não teve a identidade revelada e, por isso, não foi possível atualizar o estado de saúde dele.