RARIDADE
Maria Clara, uma bebê que ainda está sendo gerada pela dona de casa Josicleia Batista, foi operada ainda na barriga de sua mãe devido a uma malformação na coluna vertebral, uma mielomeningocele. Após passar por um exame de ultrassonografia, os pais da criança descobriram a necessidade da cirurgia, que foi realizada na última quarta-feira (10), no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia. “Foi a melhor escolha que eu fiz. Deus me colocou no caminho de toda essa equipe maravilhosa. Estou muito feliz”, disse Josicleia à TV Anhanguera.
Considerada complexa e rara, a cirurgia foi feita pelo médico obstetra Waldemar Naves. De acordo com o profissional, esse foi o primeiro procedimento cirúrgico intrauterino de grande porte realizado no estado de Goiás. “Precisamos abrir o abdômen da grávida e operar a barriga aberta da mãe, porém sem tirar o feto de dentro do útero. Se ele sai do útero, ele não volta mais. Então, é uma cirurgia trabalhosa, que precisa dessa composição, de uma cirurgia obstetrícia e uma maternidade de excelência”, disse o médico à TV Anhanguera.
Segundo informações da equipe médica, o período pós-cirúrgico da mãe de Maria Clara será rigoroso. Josicleia deve manter repouso absoluto, sem poder levantar da cama nos próximos 10 dias. Conforme informações do G1, após o período, a paciente permanecerá no Hospital das Clínicas até completar oito meses de gestação.