CONGRESSO
A Comissão de Turismo da Câmara de Deputados aprovou, nesta quarta (17), projeto que visa criar a Rota Turística da Região das Águas Quentes. A proposta visa impulsionar o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios de Caldas Novas, Morrinhos, Piracanjuba e Rio Quente.
Autora do projeto, a deputada federal Magda Mofatto (PRD) afirma que a matéria também garante a preservação do meio ambiente. “A intenção é fomentar a indústria limpa do turismo, que não apenas gera renda e emprego, mas também preserva o meio ambiente”, declarou.
Na justificativa, a parlamentar cita que o Estado possui um dos maiores mananciais de águas termais do mundo. Segundo ela, os municípios têm fluxo superior a 6 milhões de litros por hora de água termal proveniente de camadas geológicas profundas, a temperaturas de 37 a 56 graus Celsius, o que “permite o aproveitamento turístico de parques hidrotermais sem igual no mundo”.
Para ela, cada uma das cidades que compreende a rota já é um importante destino turístico de escala nacional e internacional. “É chegada a hora, então, de unir esses quatro municípios em uma Rota Turística que confira ao circuito das águas quentes a personalidade turística indispensável para uma maior inserção no mercado turístico”, propõe.
Ela acredita, ainda, que a iniciativa vai ter impacto positivo, social e econômico para a população da região. Sobre a estruturação, ela expõe nos dispositivos legais que a “gestão e a promoção dos atrativos turísticos consubstanciados na Rota Turística da Região das Águas Quentes receberão o apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo”.
Vale citar, Magda Mofatto é tem domicílio eleitoral em Caldas Novas.