BALANÇO
A prefeitura de Goiânia aponta um crescimento de 24% no descarte irregular de resíduos na cidade. De acordo com levantamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), responsável pela limpeza e monitoramento da capital, os locais de descarte clandestino foram de 125 para 155 nos últimos meses.
Presidente da Comurg, Alisson Borges observa um expressivo crescimento de lixo e entulhos descartados irregularmente. Ele afirma que a média mensal passou de mil toneladas para mais de 74 mil toneladas.
“Esse cenário alarmante tem demandado uma ação mais efetiva por parte da prefeitura para combater esse problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população”, pontua. Ele diz que a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos. “É visível o impacto desse comportamento inadequado em diversos bairros da cidade, com entulhos sendo deixados nas ruas, calçadas, praças e lotes baldios.”
Alisson reforça que a prefeitura tem serviços gratuitos para evitar essa situação, como o Cata-Treco, que coleta em casa os móveis e eletrodomésticos inservíveis, a Logística Reversa, que recebe eletrônicos, pilhas e lâmpadas no Setor Serrinha. Além disso, a capital possui cinco Ecopontos preparados para receber inservíveis, entulhos de pequenas reformas e pneus.
“A conscientização e a adoção de boas práticas são fundamentais para promover um ambiente urbano mais sustentável e agradável para todos”, finaliza.