APAGÃO
Uma falha não detalhada na Subestação Xavantes, que atende o sistema de energia elétrica da Região Metropolitana de Goiânia provocou a queda e interrupção do fornecimento no serviço em bairros da capital e cidades do entorno nesta quarta-feira (14), explicou a Equatorial Energia, por meio de nota enviada ao Mais Goiás.
A Equatorial Goiás afirma que deslocou equipes para a subestação, assim que tomou conhecimento da falha. Ao chegar ao local, os técnicos da companhia constataram que equipes da empresa transmissora já estavam trabalhando no reparo do equipamento.
De acordo com a companhia, a ação possibilitou o retorno gradual da energia para os clientes afetados, com o restabelecimento completo do serviço às 15h36min, cerca de 34 minutos após a falha inicial.
A empresa ainda completou dizendo que continua a investigar o que ocasionou a falha na subestação.
Faltou energia em diferentes bairros de Goiânia e região: Criméia Leste, Urias Magalhães, Negrão de Lima, Setor Central, Setor Sul, Jardim América, Setor Coimbra e Sul. Há relatos de instabilidade na energia do Parque Industrial vice-presidente José Alencar, em Aparecida.
A Equatorial desde o ano passado tem passado por momentos turbulentos na gestão de energia da capital. Em outubro de 2023, chegou a convocar coletiva de imprensa para justificar as falhas e culpou a falta de investimento da rede de energia ao longo das últimas duas décadas.
De lá para cá, audiências foram convocadas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e uma comissão para apurar eventuais irregularidades no fornecimento de energia chegou a ser cogitada. O assunto deve pautar o retorno dos trabalhos do legislativo em 2024.