NOTÍCIAS


Fiocruz: Dengue se espalha para Sul e Centro-Oeste com aumento de ondas de calor


PREOCUPAÇÃO

Os resultados mostraram que áreas de Goiás, por exemplo, estão apresentando um aumento significativo no número de casos de dengue.

Da Redação

Um estudo realizado pelo Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz (Icict) revela que a dengue está se expandindo para as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, em lugares que antes a doença não era tão comum. O aumento da temperatura, especialmente no Cerrado, é um dos principais fatores que contribuem para essa expansão.

O estudo, liderado pelo pesquisador Christovam Barcellos, analisou dados de temperatura e incidência de dengue entre 2000 e 2020. Os resultados mostraram que áreas do Cerrado, como o oeste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e grande parte de Minas Gerais, estão apresentando um aumento significativo no número de casos de dengue.

Fatores que contribuem para a expansão da dengue

Segundo Barcellos, o aumento das ondas de calor no Cerrado cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, a altitude, que antes era considerada um fator de proteção contra a doença, não está mais sendo um impeditivo.

O desmatamento e a degradação ambiental no Cerrado também contribuem para a expansão da dengue. A conversão de florestas em pasto e a intensificação da agricultura geram mais criadouros para o mosquito.

Alerta para as autoridades e medidas de combate à dengue

Barcellos alerta que o estudo serve como um alerta para as autoridades e que é preciso investir em medidas de combate à dengue, como:

  • Combate ao mosquito Aedes aegypti: Eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e inseticidas, e campanhas de conscientização da população.
  • Fortalecimento da vigilância epidemiológica: Monitoramento constante dos casos de dengue para identificar surtos e tomar medidas imediatas.
  • Investigação em novas tecnologias: Uso de drones para visitar áreas de difícil acesso e sistemas de informação mais rápidos e eficazes para o combate ao mosquito.

Estudo publicado em revista científica

O estudo foi publicado no portal Scientific Reports da revista Nature. Os autores do artigo são Christovam Barcellos, Vanderlei Matos (ambos do Observatório de Clima e Saúde do Icict/Fiocruz) e Rachel Lowe e Raquel Martins Lana (do Centro de Supercomputação de Barcelona).



Fonte: Mais Goiás


17/03/2024 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
VOZ DO BRASIL - COVEB FM