NOTÍCIAS


General Heleno: “se tiver que virar a mesa, é antes das eleições”


Investigação

Informação é da PF, que deflagrou uma operação contra Heleno e pessoas supostamente envolvidas em uma tentativa de golpe

Alexandre Bittencourt

Em reunião ministerial com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em julho de 2022, o então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, instruiu o chefe do poder Executivo que se “tiver que virar a mesa é antes das eleições”. Ele disse também que era necessário agir “contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas”.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal, que deflagrou uma operação contra pessoas supostamente envolvidas em uma tentativa de golpe em janeiro do ano passado, orquestrada por Bolsonaro.

Um vídeo da reunião foi obtido pela Polícia Federal (PF) em um computador apreendido na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A transcrição da reunião é citada na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a operação da PF desta quinta, que investiga uma investiga uma tentativa de golpe de Estado e mirou Bolsonaro e aliados. Heleno foi alvo de mandados de busca e apreensão.

— Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições — declarou Augusto Heleno na ocasião, segundo a transcrição.

Para a PF, a fala “evidencia a necessidade de os órgãos de Estado vinculados ao governo federal atuarem para assegurar a vitória do então presidente”.

Em seguida, também de acordo com a PF, o “então ministro do GSI afirma de forma categórica que deveriam agir contra determinadas instituições e pessoas”.



Fonte: Mais Goiás


08/02/2024 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
CHARME - COVEB FM