ESTIMULAÇÃO
A influencer fitness Déia Cavalheiro revelou ter atingido o orgasmo durante uma série de abdominais. Segundo uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, o fenômeno é conhecido como “coregasmo”, quando ocorre a estimulação de músculos da região do core.
De acordo com o estudo, esse prazer feminino acontece por causa da estimulação de músculos da região do core, que compõem 29 pares de músculos que envolvem a bacia, a pélvis e o abdômen. Exercícios como abdominais, oblíquos, lombares e glúteos estimulam o coregasmo.
“Pensei que estava acontecendo alguma coisa de errado comigo. O que eu sentia era uma sensação de formigamento ou tensão sexual crescente durante o exercício, culminando em um orgasmo não genital, mas profundamente satisfatório”, contou a influenciadora.
O termo ficou conhecido em 2011, após os cientistas terem entrevistado 370 mulheres. Segundo a pesquisa, mais de um terço delas, entre 18 e 63 anos, já tinham vivenciado o coregasmo. Além disso, outras 60% revelaram já terem sentido prazer sexual durante atividades físicas.
Conforme o terapeuta sexual André Almeida, o coregasmo se trata de uma reação fisiológica à estimulação da musculatura, mesmo que não haja estímulo psicológico sexual. André ressaltou que o fenômeno também ocorre devido a influência dos hormônios, como a endorfina e a serotonina.