BASTIDORES DA POLÍTICA
O presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, assumiu a presidência do Republicanos em Aparecida de Goiânia, em um movimento que pode reconfigurar o cenário político da cidade para as eleições municipais de 2024. A mudança marca a segunda troca na direção da legenda em dez dias e aproxima o partido do prefeito Vilmar Mariano (MDB), embora Mabel evite antecipar definições sobre alianças.
“Nosso objetivo é contribuir para o progresso de Aparecida. No momento oportuno, discutiremos com os companheiros qual caminho seguir”, declarou Mabel ao Mais Goiás, confirmando sua nova posição no comando do Republicanos. A mudança foi oficializada na semana passada, após reunião com o ex-deputado federal Jovair Arantes e o presidente estadual da legenda, Roberto Naves.
A nova direção do partido também inclui o procurador-Geral do município, Fábio Camargo, figura de confiança do primeiro escalão da gestão Vilmar Mariano. A presença de Camargo reforça a aproximação do Republicanos com o atual prefeito.
Na semana anterior, o jornalista Ronaldo Coelho, ligado ao deputado federal Professor Alcides Ribeiro, havia anunciado o apoio do Republicanos, Mobiliza, DC e Avante ao projeto de Alcides para 2024. Coelho chegou a comandar o Republicanos por alguns dias, antes da nomeação de Mabel.
Alcides Ribeiro contava com o apoio do Republicanos em um acordo que envolvia a sucessão na Câmara dos Deputados. No entanto, Mabel sinaliza que o apoio do partido a qualquer candidato será definido apenas nas convenções partidárias, que se aproximam.
Vale lembrar, que o ex-deputado federal foi um dos principais cabos eleitorais do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, quando o político disputou a cadeira do Palácio das Esmeraldas. Mendanha e Vilmar, no entanto, passam por uma crise no relacionamento e não é certeza que ambos caminhos juntos nas eleições de 2024.
Volta e meia, Mabel é ligado a especulações que o levam uma candidatura a prefeito tanto em Goiânia como Aparecida. Em suas respostas, até brinca à respeito, mas costuma negar que os projetos estejam em seu radar.