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O Oscar 2024 está chegando, acontece neste próximo domingo dia 10 de março, e aprovei para realizar as minhas apostas anuais de quem eu acho que vai ganhar o prêmio, e de quem eu quero que leve a estatueta dourada.
“Oppenheimer” é o filme do ano! Apesar do sucesso estrondoso e da maior bilheteria ter sido de “Barbie”, “Oppenheimer” é um drama histórico de três horas sobre a criação da bomba atômica que arrecadou quase $1 bilhão mundialmente! É um feito e tanto, e é o momento certo para reconhecer o trabalho fenomenal do diretor Christopher Nolan, um diretor que consegue transformar qualquer conversa corriqueira em uma experiência empolgante e inesquecível!
Como já falei lá em cima em Melhor Filme, é o ano de “Oppenheimer” e o momento ideal para reconhecer a carreira brilhante de Christopher Nolan, e seu trabalho em “Oppenheimer” é excepcional e carregado de um dinamismo e maturidade invejáveis. É uma sinfonia memorável e espetacular!
Muitos ainda acreditam que Paul Giamatti será o grande vencedor desta categoria, e apesar de ter feito um trabalho ótimo em “Os Rejeitados”, Giamatti está fazendo o mesmo Giamatti de tantos outros filmes. Já Cillian Murphy se transformou totalmente em “Oppenheimer”, e é um ator que há anos vem entregando trabalhos notáveis e diferentes (assim como os demais da lista, mas este é o ano de “Oppenheimer”, então… Sorry!)
É uma categoria acirrada entre Lily e Emma, e não há uma vencedor óbvio ainda. Lily Gladstone está ótima em uma atuação minuciosa e carregada de silêncio e olhares, mas Emma Stone é um monstro em “Pobres Criaturas”. Ela é a alma do filme e entrega uma de suas personagens mais memoráveis! O que pode prejudicar sua vitória é o fato de ter ganhado recentemente por “La La Land” e Lily possuir o poder da narrativa ao ser a primeira indígena nativo-americana a ganhar o prêmio (o Oscar ama ter esses momentos).
É o ano do nosso eterno Tony Stark! Uma atuação fora da zona de conforto naquele que é filme do ano! Sem mais delongas, o careca dourado é do nosso Homem de Ferro!
Outra categoria óbvia e será a única vitória de “Os Rejeitados” na cerimônia! E Da’Vine merece, já que ela é o coração e a veia emocional do longa.
Entre todos aqui, “Os Rejeitados” pode até levar, mas acredito que o amor da Academia para “Anatomia de Uma Queda” será demonstrado aqui. Um roteiro cheio de ambiguidade e interpretações que mexe com o psicológico do público.
A disputa está acirrada entre “Ficção Americana” e “Oppenheimer”, e acredito que a Academia vai mostrar o seu amor por “Ficção Americana” nesta categoria, e até pela temática da obra que brinca – e crítica – os estereótipos da cultura pop acerca de obras sobre pretos na literatura, cinema, etc. E como “Oppenheimer” é o filme do ano que vai levar Melhor Filme e Diretor, Nolan pode ser deixado de lado aqui.
Particularmente, é uma categoria difícil pois todos os filmes aqui possuem altas qualidades, mas prefiro “Oppenheimer” pois Nolan conseguiu criar um sucesso bilionário sobre a criação da bomba atômica, e um forte personagem do longa é justamente a maneira inventiva, não linear e dinâmica com que conta sua história. É o meu voto pessoal!
Gosto de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” mas é um filme um pouco cansativo pra mim. Muita coisa acontecendo em tela, muita loucura, cores, fica cansativo à partir de certo momento. Mas, a Academia ama a franquia, premiou o primeiro filme e o que pode prejudicar é o fato de ser uma sequência, e claro, também o fato de “O Menino e a Garça” ser, possivelmente, o último filme do gênio da animação Hayao Miyazaki (que levou décadas atrás, em 2001, pelo clássico “A Viagem de Chihiro”), ainda que não tenha amado “O Menino e a Garça” – aliás, acho um filme bem fraco e superestimado. Particularmente, sem prediletos aqui.
Como a França inexplicavelmente não escolheu “Anatomia de Uma Queda” para concorrer ao prêmio de Filme Internacional, a estatueta já está nas mãos de “A Zona de Interesse” – tanto pela temática quanto por ter sido indicado em outras categorias importantes como Melhor Filme e Roteiro Adaptado.
Amo John Williams, mas se indicado por “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”? Não! E de todas as trilhas nomeadas, “Oppenheimer” é a mais memorável. Sem chance para os demais!
“What Was I Made For?” possui um papel fundamental em “Barbie”, principalmente por ser no momento mais emocional do filme. É uma boa música, mas, particularmente, está longe de ser a minha favorita do filme. Prefiro “I’m Just Ken” que é muito mais memorável, empolgante e chiclete. Mas a canção de Billie Eilish vai levar por ter mais a cara do Oscar. O que pode prejudicar Billie é o fato dela já ter levado um Oscar por canção em 2022 pela música de “007 – Sem Tempo Para Morrer” (ela é muito nova e está muito recente para levar dois prêmios assim, porém, não é impossível, afinal, ela é mesmo a favorita).
Disputa acirrada entre “Oppenheimer” e “A Zona de Interesse”, dois filmes onde o som é essencial e parte integrante da história (principalmente “A Zona de Interesse”). Porém, vou ficar com o meu favorito e naquele que é o filme do ano!
Disputa entre “Barbie” e “Pobres Criaturas”, e apesar do excelente trabalho em ambos, a direção de arte em “Pobres Criaturas” é sublime e carregada de detalhes e originalidade.
Todos os indicados possuem um trabalho de fotografia incrível. Particularmente, quando assisti “O Conde” fiquei deslumbrado com a produção do longa, e como a fotografia é mesmerizante. Mas é um filme chileno desconhecido, portanto, não tem chance contra a potência de “Oppenheimer”.
Dizem que “Maestro” é o favorito, mas me desculpem, o trabalho de cabelo e maquiagem de “Pobres Criaturas” é muito mais memorável e original. Mas não fico triste se “A Sociedade da Neve” levar o prêmio.
Outra disputa acirrada entre “Barbie” e “Pobres Criaturas”, no entanto, mais uma vez, o figurino em “Pobres Criaturas” é muito mais original e de encher os olhos – enquanto “Barbie” pode ser prejudicado por recriar figurinos já existentes nas bonecas.
A edição é outro personagem essencial em “Oppenheimer”, e primordial para o ritmo frenético e empolgante escolhido por Nolan. Já levou!
Uma categoria ainda sem um ganhador óbvio, mas “Godzilla Minus One” tem crescido bastante, principalmente por ter sido um filme que fez muito com pouquíssimo dinheiro. É, de fato, surpreendente!