RELIGIÃO
O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira (19), o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. O escolhido foi o padre Vicente de Paula Tavares, de 52 anos, que já atuou como “ecônomo [administrador dos bens da diocese] e formador no seminário maior interdiocesano São João Maria Vianney, de 2011-2014, na cidade de Goiânia”, conforme nota da CNBB.
A decisão ocorreu a pedido do arcebispo da capital do País, cardeal Paulo Cezar Costa. Vicente é sacerdote desde 2006. Até o momento, ele atuava na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, além de integrar o Colégio de Consultores da Arquidiocese de Brasília.
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu boas-vindas ao novo bispo. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) neste dia da solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada virgem Maria, padroeiro da Igreja Universal”, diz trecho da nota.
E emenda: “Unimo-nos em comunhão ao nosso irmão, o cardeal Paulo Cezar Costa, que poderá contar com seu apoio na tarefa de oportunizar, sempre mais e melhor, a experiência de encontro pessoal com o Filho de Deus e sua Palavra.”
Padre Vicente é natural de João Pinheiro (MG). “Foi nomeado ecônomo e formador no seminário maior interdiocesano São João Maria Vianney, de 2011-2014, na cidade de Goiânia (GO). Durante sua estada na capital goiana, também realizou os ofícios de administrador da paróquia Santo Hilário (2011-2012); colaborador paroquial na Santo Antônio, em Senador Canedo (GO), em 2013, colaborador na paróquia Santa Cruz, e em Aparecida de Goiânia (GO), em 2014”, revela a biografia do religioso.