REBAIXAMENTO!
Jogo entre Atlético Goianiense e Palmeiras na Série A. Foto: Ingryd Oliveira – ACG
O Atlético Goianiense está oficialmente rebaixado para a Série B em 2025. Neste sábado (23/11), o Dragão recebeu o Palmeiras, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão da Série A, no estádio Antônio Accioly. Contra o rival, que está na briga pelo título, o time goiano não conseguiu se impor e foi derrotado por 1 a 0, com gol de Raphael Veiga.
Com a derrota, o Atlético Goianiense segue na lanterna da Série A, com 26 pontos. Como restam apenas 3 jogos para o Dragão, o time não pode mais alcançar o Juventude, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Dessa forma, o clube está matematicamente rebaixado. Já o Palmeiras segue vivo na briga pelo título e, com o triunfo, assumiu a liderança da Série A, agora com 70 pontos.
Este foi o quarto rebaixamento do Atlético Goianiense da Série A para a Série B em sua história. O clube também caiu de divisão nos anos de 2012, 2017 e, mais recentemente, em 2022. Em 2025, o Dragão se juntará aos rivais Goiás e Vila Nova.
Mesmo sem pretensões no Campeonato Brasileiro da Série A, o Atlético Goianiense ainda terá mais três jogos pela frente. O próximo será contra o Vasco, no sábado (30/11), em São Januário. Após isso, o time receberá o Fortaleza, no Antônio Accioly, e encerrará sua participação na elite do Brasileirão contra o Bahia, em Salvador.
O jogo
Com maior qualidade no elenco, o Palmeiras iniciou pressionando o Atlético Goianiense em busca de abrir o placar. Veiga e Richard Ríos assustaram primeiro. Aos 19 minutos, o Verdão conseguiu marcar. Após boa jogada de Estevão, a bola chegou para Raphael Veiga, que dominou e bateu para fazer 1 a 0.
O Atlético Goianiense até tentou sair para o jogo e conseguiu duas finalizações no gol, uma com Guilherme Romão e outra com Luiz Fernando, mas Weverton fez as defesas. Os paulistas ainda assustaram em chute de Marcos Rocha, defendido por Ronaldo, e com Roni, que acertou a trave.
Na segunda etapa, o Atlético Goianiense tentou partir para cima do Palmeiras e criou algumas ações ofensivas, mas sem sucesso. Já o time visitante foi mais agressivo e quase ampliou com Gabriel Menino, que finalizou para fora. Na sequência, o jogo caiu de ritmo, e os dois times pouco agrediram. Com isso, a partida terminou com a vitória do time paulista por 1 a 0.