NOTÍCIAS


Brasileirão com novidades: entenda as mudanças que vão impactar os jogos


Novas regras

Confira as novidades para a temporada deste ano do Brasileirão Série A, competição que começa neste sábado (29/3) com seis partidas

Brasileirão começa com novidades para esta temporada

Foto: Reprodução

O Campeonato Brasileiro Série A terá início neste fim de semana, com seis partidas marcando uma rodada de abertura e a conclusão apenas na segunda-feira (31/3). Além da expectativa pela competição, a edição deste ano traz importantes mudanças nas regras, aumenta a fluidez das partidas e garante mais justiça nas decisões de arbitragem. Entre as novidades, destacam-se o sistema de bolas múltiplas, o combate à cera, um protocolo antirracismo mais específico e alterações no tempo de posse dos goleiros.

Uma das principais novidades é o Sistema de Bolas Múltiplas (SBM) , que distribuiu 14 bolas em suportes espalhados ao redor do campo , com o objetivo de evitar atrasos no reinício do jogo. Os gandulas não poderão mais entregar a bola diretamente aos jogadores, apenas reposicioná-las nos suportes. No entanto, os atletas poderão pegar a bola diretamente das mãos dos gandulas, caso necessário. Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a medida busca coibir o “sumiço de bolas” e conflitos entre jogadores e gandulas.

Outra mudança significativa é uma nova regra para o combate à cera , especialmente para os goleiros. Agora, o tempo máximo que um arqueiro pode segurar a bola nas mãos será de oito segundos . Caso ultrapasse esse limite, será concedido escanteio para o time adversário . Antes, a regra estabelecia um limite de seis segundos, com proteção de tiro livre indiretamente, mas raramente era aplicada. O Brasileirão será a primeira grande liga do mundo a adotar essa mudança. Além disso, a arbitragem terá mais rigor contra simulações e apenas os capitães poderão reclamar das decisões, sob pena de cartão amarelo para os demais jogadores.

Outro avanço importante é a implementação do Protocolo Global de Combate ao Racismo , já utilizado no Brasileirão Feminino. Jogadores, arbitragem e oficiais poderão denunciar atos racistas através de um gesto de braços cruzados em formato de “X” , sinalizando a necessidade de intervenção. O campeonato também seguirá o Protocolo de Concussão da Fifa , permitindo uma substituição extra em casos de choque na cabeça. Além disso, o torneio será pausado durante as Datas FIFA e o Mundial de Clubes , garantindo que equipes com jogadores convocados tenham pelo menos 48 horas de descanso antes de entrarem em campo pelo Brasileirão.



Fonte: Mais Goiás


29/03/2025 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
Ao Vivo - COVEB FM