MENU

prova
Foto: Agência Brasil
O governou federal divulgou nesta segunda-feira (31), os procedimentos e prazos para justificar a ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e a solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025. Esses procedimentos vão acontecer antes do período de inscrições por meio do site: enem.inep.gov.br/participante. Os participantes devem seguir o seguinte cronograma:
O participante que conseguiu a isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2024, mas que não compareceu nos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. O mesmo acontece para quem obteve a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 e não compareceu às provas. Para ter a isenção no Enem 2026, é necessário justificar via sistema.
Ter a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2024 e/ou da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2025.
Os interessados em realizar o Enem 2025, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) ainda vai publicar os editais específicos com as regras do Enem 2025.
Será isento do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 o participante que:
Para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve:
Para justificar a ausência no Enem 2024 é preciso acessar o mesmo sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição (enem.inep.gov.br/participante) e inserir os documentos que comprovam o motivo da ausência.
Entre os documentos datados e assinados serão aceitos:
Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Não é possível justificar ausência no Enem 2024 sem solicitar isenção da taxa de inscrição no Enem 2025.