MENU

Ressaca do verão
A região Norte do estado deve ser a mais afetada (Foto: Jucimar de Sousa)
Tempestades, com chuvas intensas e rajadas de vento de até 60 km/h, marcam o fim de março em Goiás, segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo). As precipitações são propiciadas pela combinação de calor e umidade, que favorece, inclusive, a ocorrência de raios.
A região Norte do estado deve ser a mais afetada, com chuvas de até 20 mm. As regiões Oeste e Leste devem registrar até 15 mm. Nas demais localidades, a expectativa é de até 10 mm de precipitação. Cocalzinho de Goiás, Porangatu, Montes Carlos, Cristalina e Rubiataba devem ser as cidades mais afetadas.
Conforme explica o gerente do Cimehgo, André Amorim, a mescla de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, as quais contribuem para a ocorrência de chuvas localizadas. “Essas precipitações devem ocorrer principalmente no período da tarde. Elas podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios. Essas chuvas podem variar de 20 a 30mm por hora, ou 40 mm por dia e rajadas de vento de até 60 km/h”, reforça.
Luziânia, Formosa, Iporá, Aruanã, Caiapônia, Doverlândia, São João da Paraúna, Firminópolis, Palminópolis e Americano do Brasil devem receber 7,0 mm. Catalão, Jataí, Rio Verde, Três Ranchos, Morrinhos, Ipameri, Santa Helena, Davinópolis, Flores de Goiás, Palmeiras de Goiás, Campinorte e Jussara devem registrar até 5 mm de água.
Em Goiânia, a previsão é de sol, com pancadas de chuva que podem chegar aos 5 mm. Nesta segunda-feira (31/3), último dia de março, a combinação de calor e umidade deve favorecer a formação de pancadas de chuva isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 33 °C com a umidade variando entre 45% e 95%.