MENU

O Bate-Papo NG visitou na semana passada a cidade de Guapó e entrevistou o prefeito Frank Estevan, que foi eleito pelo União Brasil em 2024 com 6.850 votos, a maior votação para o executivo da história da cidade. Formado em administração de empresas ele foi chefe de gabinete da prefeitura e diretor do ambulatório municipal. Em 2020 Frank foi eleito vereador em Guapó pelo PSDB, sendo o mais votado da cidade naquela eleição e o seu trabalho se destacou com um mandato marcado pela aproximação com a população.
O ex-vereador e agora chefe do executivo falou sobre como recebeu as contas da administração ao assumir a gestão há cerca de 90 dias. “Tivemos dificuldades no início, pois assumimos faltando equipamentos, veículos e insumos básicos para desenvolvermos o trabalho de atendimento à população. Uma das nossas primeiras medidas foi realizar mutirões de limpeza, já no dia 2 de janeiro, e desde então percorremos vários bairros fazendo a roçagem e limpando os lotes baldios. Só no primeiro mês conseguimos tirar quase 1 mil caminhões de entulhos da nossa cidade”, destacou.
O prefeito Frank Estevan também falou sobre o combate à dengue no município. “Os nossos mutirões de limpeza, roçagem e tapa buraco também foram focados no combate a dengue que ganhou um reforço por meio de uma emenda do deputado estadual Cairo Salim, que nos permitiu equipar nossos agentes de endemias com 41 bicicletas elétricas, o que ampliou a velocidade deste trabalho. Esse trabalho também ganhou o apoio financeiro de emendas da deputada federal Silvye Alves que nos enviou uma retroescavadeira que está ajudando muito. A população tem visto nossa presença e trabalho nas ruas”, evidenciou.
O chefe do executivo destacou as medidas adotadas para recuperar as contas e para viabilizar sua gestão assim que assumiu o controle administrativo da prefeitura e também falou sobre sua relação com a Câmara. “Quando assumimos decretamos calamidade pública por 90 dias, por não conhecer as reais condições dos cofres da prefeitura. Assumimos com dívidas e com maquinários e prédios defasados e reduzimos gastos. Fizemos contratações emergenciais e tivemos que assumir mais de R$ 350 mil em acertos com comissionados demitidos. Temos dívidas de outras gestões e certamente precisaremos de um ano para colocar a casa em ordem em definitivo. O que podemos pedir a população é que continuem confiando no nosso trabalho. Nossa relação com a Câmara é amistosa, a maioria na nossa base. Não vejo os vereadores como oposição. Sabemos da cobrança que a população faz e nós da prefeitura estamos abertos ao diálogo. Os Vereadores não ficarão sem respostas.”, ponderou.
Na área da saúde Frank Estevan elencou as ações realizadas dentro de sua gestão. “Temos uma primeira-dama que é secretária da saúde e está comprometida e coloca a disposição da população sua experiência de mais de 20 anos nessa área. Nós pegamos os postos de saúde defasados e com os prédios sucateados. Faltavam medicamentos e os pacientes estavam sem prontuário. Fizemos uma reestruturação implantando o prontuário eletrônico e a classificação de risco. Integramos os atendimentos 24 horas com as unidades básicas de saúde e os postos de saúde. Temos medicações disponíveis para todas as nossas unidades de saúde da rede pública municipal. E abrimos o atendimento em Posselândia aos finais de semana e feriados. Estamos contratando especialistas para diferentes áreas e atendimento especializado para autistas”, revelou.
Sobre as obras que estão em andamento e que estão previstas, o prefeito atualizou o que pretende fazer na sua gestão. “Assumimos com a obra de reforma do ginásio de esportes parada e que iremos dar continuidade, assim como a do centro de eventos também. Vamos dar continuidade a obra da quadra esportiva. Temos recursos de emendas para pavimentação da avenida que liga o Centro de Guapó ao Residencial Bandeiras, que também será duplicada, a nossa avenida da antiga Pecuária. Quero agradecer a parceria o apoio com emendas do governador Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela são nossos parceiros e os deputados federais Glaustin da Fokus, Silvye Alves e o estadual Cairo Salim, além dos senadores Jorge Kajuru e Vanderlan Cardoso que tem nos ajudado nessa gestão”, agradeceu.
Administrador, por formação, o prefeito destacou as estratégias de seu governo para atrair empresas e gerar empregos e renda para o município. “Somos rota para escoamento da produção e polo logístico para várias regiões de Goiás. Temos proximidade com a capital e a disponibilidade que cidades como Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, já não tem para atração de novas empresas. Temos uma área de 50 mil metros quadrados que estamos fracionando e avaliando as empresas que têm nos procurado para via chamamento e aprovação se instalarem na cidade gerando de 50 a 300 empregos e investindo até R$ 10 milhões gerando renda para nossa administração”, prospectou.
Veja a íntegra desta entrevista abaixo