MENU

Integração de sistemas
Centro de Controle Operacional (CCO) de Goiânia promete ser integrado junto a outras forças de segurança e vai fazer o monitoramento do trânsito (Foto: Divulgação)
Polícias terão acesso a câmeras de monitoramento de trânsito a partir desta segunda-feira (31/3), em Goiânia. A capital inaugurou, nesta manhã, sua nova Central de Controle Operacional (CCO) na sede da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a qual permitirá o acompanhamento do fluxo em tempo real, bem como a integração das informações com bancos das polícias Federal (PF), Civil (PC), Militar (PM) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
“É um marco histórico para a cidade. Nenhuma outra capital brasileira possui uma central com essa tecnologia”, afirmou o secretário Tarcisio Abreu. “Além do controle viário, esse sistema também funciona como um cerco de segurança. Quando um veículo roubado ou com irregularidades passa por um ponto monitorado, a central emite um alerta imediato para que as forças de segurança possam agir”, acrescentou.
A nova central contará com cerca de 300 equipamentos de monitoramento instalados ao longo das vias da capital, além de 100 câmeras PTZ com rotação de 360 graus. A expectativa é de que o sistema se expanda para até 20 mil câmeras com reconhecimento facial nos próximos anos, conforme planejamento anunciado pelo prefeito Sandro Mabel (UB).
“Em Goiânia, não tem jeito de você ser anônimo. Teremos câmeras com leitura de placas e reconhecimento facial, capazes de identificar até pessoas com pendências judiciais. Nossa meta é que Goiânia seja a cidade mais segura do país nos próximos dois anos”, afirmou Mabel.
O prefeito também adiantou que a central será essencial para agilizar intervenções em acidentes e congestionamentos, consequentemente promovendo melhorias na fluidez do trânsito e priorizando o transporte coletivo da Região Metropolitana.