NOTÍCIAS


500 árvores são plantadas para compensar emissão de carbono do Fica 2024


meio ambiente

Plantio de mudas de espécies nativas para compensar emissões do Fica 2024 foi feito às margens do Rio Vermelho

Plantio de árvores nativas compensará as emissões do Fica 2024 (Foto: Divulgação)

Plantio de árvores nativas compensará as emissões do Fica 2024 (Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na Cidade de Goiás, o plantio de 500 mudas de árvores nativas para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada em junho de 2024.

As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho. “Elaboramos um protocolo de monitoramento para garantir o sucesso dessa ação. A expectativa é que o projeto sirva como um modelo para futuras edições do Fica e inspire outras iniciativas voltadas à compensação e redução de emissões em Goiás”, afirma a analista ambiental da Semad Ana Castro.

Em 2024, o Fica celebrou 25 anos com o tema Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, houve a elaboração do Inventário de Emissões do evento. O inventário, produzido pela Semad, funciona como um diagnóstico que identifica quais gases foram emitidos, em que quantidade e quais atividades do festival contribuíram para essas emissões.

A partir do inventário, foi possível estabelecer metas para reduzir as emissões em edições futuras e definir estratégias para compensar as emissões que não puderam ser evitadas.

Castro explica que uma das principais formas de compensação é o plantio de árvores. O carbono segue um ciclo natural e um de seus principais estoques é a biomassa vegetal. Durante o crescimento, as árvores absorvem dióxido de carbono por meio da fotossíntese e utilizam o carbono na produção de energia e componentes estruturais. Aproximadamente metade da biomassa vegetal é composta de carbono.

Para garantir que a compensação seja efetiva ao longo do tempo, foi desenvolvido um protocolo de monitoramento dos estoques de carbono para plantios como esse. Segundo Castro, o acompanhamento das árvores plantadas é o ponto chave para avaliar o sucesso da iniciativa e garantir sua contribuição para a mitigação das emissões. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Goiás, que mobilizou o plantio, e Saneago, que fez a doação das mudas.

Leia também

Semad lança plataforma de legislação ambiental com ferramentas para busca refinada
Para estimular plantio de árvores, Semad cria sistema de reposição florestal
Semad abre prazo para cadastro obrigatório de indústrias que geram recicláveis em Goiás



Fonte: Mais Goiás


31/03/2025 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
SHOW DA MANHÃ - COVEB FM