NOTÍCIAS


Como o uso de IA na metronização influencia na fluidez do trânsito em Goiânia


Deslocamentos

Segundo o prefeito, sistema transformará linhas de Goiânia em ‘metrôs sem buracos’

Com ajuda de IA, sistema de metronização promete aumentar fluidez no trânisto de ônibus na região Metropolitana de Goiânia (Foto: Divulgação – Prefeitura de Goiânia)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), detalhou nesta segunda-feira (30) como a inteligência artificial (IA) tem sido aplicada no processo de metronização do transporte coletivo da região metropolitana da capital. De acordo com ele, a tecnologia utilizada vai muito além da simples sincronização de semáforos e também já apresenta resultados expressivos na fluidez do tráfego de ônibus.

Durante coletiva de imprensa no Terminal Isidória, onde foi entregue a segunda fase da metronização do BRT Norte-Sul, Mabel afirmou que o sistema usa “toda a inteligência artificial possível” para organizar o trânsito em tempo real. “As câmeras instaladas nos cruzamentos e nos ônibus analisam o fluxo e comandam a abertura e o fechamento dos semáforos de forma muito mais eficiente”, disse.

Um dos exemplos citados pelo prefeito é o trecho entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, onde os ônibus antes paravam em até cinco semáforos. Com a metronização inteligente, muitos trajetos agora são realizados sem nenhuma parada. “[Em média,] hoje eles param em menos de um semáforo. Tem viagens que são feitas direto”, afirmou.

Ondas verdes dinâmicas

Ao contrário de sistemas convencionais baseados em programações fixas, o novo modelo adapta os tempos semafóricos automaticamente, conforme a demanda do momento. Isso permite que as chamadas “ondas verdes” não sejam fixas, mas se ajustem de forma dinâmica ao longo do dia.

“O sistema identifica variações no fluxo em tempo real, como mudanças provocadas por saída de escolas ou picos de almoço, e se reorganiza automaticamente. Isso garante que os cruzamentos funcionem com mais inteligência”, explicou Mabel.

Expansão da metronização

A promessa da gestão é levar a tecnologia para os cerca de 900 semáforos de Goiânia, beneficiando também o trânsito de veículos particulares. O prefeito citou como exemplo a Avenida Mangalô, que hoje sofre com constantes interrupções em cruzamentos. “Esperamos um aumento ainda maior da velocidade média em vias como essa”, afirmou.

De acordo com Mabel, os ônibus passam a comandar o trânsito da cidade, puxando consigo os veículos comuns. “O carro anda junto com o ônibus na mesma onda, numa lógica inteligente e integrada”, disse.

“Metrô” sem abrir buracos

O prefeito encerrou explicando que, embora use o termo “metrô” como referência de fluidez, o sistema implantado é virtual: “Serão 200 quilômetros de metrô em Goiânia sem abrir um único buraco”, resumiu.

O modelo adotado pela Prefeitura faz parte do programa Nova Mobilidade e integra a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que concentra o controle semafórico, dados analíticos de vídeo e os algoritmos de inteligência artificial usados para o gerenciamento do tráfego em tempo real.



Fonte: Mais Goiás


30/06/2025 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
Ao Vivo - COVEB FM