NOTÍCIAS


Detran entrega etilômetros para SMTA reforçar fiscalização em Aparecida de Goiânia


O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) entregou, nesta segunda?feira (30/6), três kits de etilômetros à Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA). A medida visa “intensificar aplicação da Lei Seca (Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008)”, que completa 17 anos neste mês.

Com cerca de 500 mil habitantes, Aparecida de Goiânia é o segundo maior município do Estado em população e prioridade para o Detran?GO. Os etilômetros serão usados em abordagens rotineiras e em blitz da Lei Seca pelas equipes da SMTA.

“Considerando análises de inteligência que a gente tem feito em relação a Goiânia, a região metropolitana e todo o Estado de Goiais, percebemos o aumento de crimes graves de trânsito com muitas mortes e também grande quantidade de pessoas feridas que têm sido dirigida às unidades de emergência. Então um Detran Goiás fez e está fazendo investimento em equipamentos, compramos mais bafômetros, estamos distribuindo”, diz Delegado Waldir, presidente do Detran. Ele cita, também, aumento de recursos destinado a pagar policiais para trabalhar nas blitz da Operação Balada Responsável.

Os números registrados no município acendem o alerta. Em 2024, 1.147 condutores foram flagrados dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas em Aparecida de Goiânia. Neste ano, até 23 de junho, já foram registradas 765 ocorrências dessa natureza.

Segundo o órgão estadual de trânsito, os equipamentos irão fortalecer as ações de fiscalização, com foco no combate à combinação de álcool e direção, “uma das principais causas de acidentes graves e mortes no trânsito”.

No cenário estadual, o Detran-GO informa que, em 2024, 7.037 motoristas foram autuados após flagrante no bafômetro, e em 2025, até 24 de junho, já somam 3.504 autuações. O número de recusas ao teste do etilômetro também é expressivo: 17.140 recusas em 2024 e 8.418 neste ano.

O presidente do Detran-GO destaca que “a fiscalização salva vidas. O álcool compromete os reflexos, o senso crítico e aumenta drasticamente o risco de acidentes. O papel do Estado é oferecer os meios necessários para que a fiscalização ocorra de forma efetiva, e que consigamos reduzir os índices de violência no trânsito”.

Para o secretário municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia, coronel Éder Fernandes, a parceria se soma a outras melhorias: “Hoje, além dos bafômetros, saímos daqui com a promessa que teremos novamente o apoio do programa Sinaliza Goiás”. Ele lembrou também que a cidade recebeu 10 mil metros de nova sinalização viária.

‘Objetivo é garantir a segurança de todos’

Delegado Waldir ressalta que a autarquia tem sido “implacável no combate à embriaguez ao volante”. No início de junho, foram entregues quatro kits de bafômetros à Guarda Civil de Goiânia.

“Estamos ampliando os convênios para que possamos aumentar a fiscalização e garantir a segurança de todos, mas, especialmente, dos condutores que respeitam a legislação e valorizam a vida”, destaca o presidente do Detran?GO.

De acordo com a Lei Seca, quem for flagrado dirigindo sob influência de álcool ou se recusar a fazer o teste do bafômetro comete infração gravíssima, sujeita a multa de R$?2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses. Se o teste indicar 0,34?mg/L ou mais de álcool por litro de ar alveolar, o condutor também responde por crime de trânsito, com pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão da habilitação.

Ademais, mesmo sem realizar o teste, quem apresentar sinais de embriaguez em avaliação clínica de médico legista está sujeito às mesmas penas.



Fonte: Portal de Notícias Goiás


30/06/2025 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
Ao Vivo - COVEB FM