NOTÍCIAS


Mãe denuncia negligência médica após morte da filha de 2 anos em UPA de Goiânia


DIAGNÓSTICO ERRADO

Criança foi diagnosticada com gripe, mas estava com pneumonia

Andressa Cristina, mãe da criança (Foto: Reprodução)

Andressa Cristina, mãe da criança (Foto: Reprodução)

A diarista Andressa Cristina, de 22 anos, denuncia que a filha, Maria Júlia Pessoa Brito, de apenas 2 anos e 11 meses, morreu após ser atendida duas vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, em Goiânia, sem diagnóstico correto. O caso, segundo a mãe, é resultado de negligência médica.

Moradora do Bairro Capuava, Andressa afirma que procurou a unidade pela primeira vez no dia 18 de maio, após a filha apresentar sintomas de gripe. A criança foi examinada por uma médica que, segundo a mãe, ouviu os pulmões, afirmou que “estava tudo limpo” e receitou medicamentos para gripe e gases.

Dois dias depois, a menina piorou e Andressa retornou à mesma UPA. A criança foi atendida por outra profissional de saúde, que manteve o diagnóstico e reforçou a prescrição de medicamentos para os mesmos sintomas. “Disseram que era apenas uma gripe. Saí de lá até sorrindo, achando que não era nada grave”, conta.

No dia 22 de maio, após levar a filha para a cidade de Araçu, onde mora parte da família, a diarista buscou atendimento em outra unidade de saúde. Lá, após a realização de um raio-x, foi identificado que a menina estava com pneumonia em estágio avançado e com baixa saturação de oxigênio. A criança foi transferida para Goiânia em estado grave e morreu no mesmo dia.

“Minha filha passou duas vezes por atendimento em Goiânia e nenhuma das médicas desconfiou de algo mais sério. Ela morreu por falta de diagnóstico. Não me deram tempo de lutar por ela”, desabafou Andressa.

Nas redes sociais, a jovem mãe compartilhou o relato completo dos últimos dias da filha, incluindo os atendimentos frustrados, a dor da perda e o sentimento de impotência diante da situação.

Nota da SMS

“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) lamenta o falecimento da paciente M.J.P.B e manifesta solidariedade aos familiares e amigos que sofrem com a perda.

A SMS informa que a paciente foi atendida na UPA Noroeste nos dias 18/05/2025 e 20/05/2025, com sintomas de síndrome gripal e dor abdominal em ambas as ocasiões.

A pasta ressalta que o atendimento à paciente cumpriu todos os protocolos assistenciais, que a criança foi cuidadosamente avaliada pela equipe médica nas duas ocasiões e que, naqueles momentos, o quadro clínico não apresentava sinais de alarme.”

Leia também:



Fonte: Mais Goiás


30/06/2025 – Coveb FM

COMPARTILHE

SEGUE A @COVEBFM

(62) 98305-5570

radio@covebfm.com.br
Santa Fé de Goiás – GO

NO AR:
SHOW DA MANHÃ - COVEB FM