MENU

COMÉRCIO EXTERIOR
EUA admitem isentar do tarifaço café, cacau, manga, abacaxi e banana (Foto: Pixabay)
Em entrevista concedida nesta terça-feira à CNBC, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, admitiu que o governo do presidente Donald Trump pode isentar do tarifaço produtos “incapazes de crescer em solo americano”, como cacau, café, manga, abacaxi e outros recursos naturais.
“Em nossos acordos comerciais, nossa expectativa é que, em relação aos recursos naturais indisponíveis, como uma banana, outras especiarias e raízes, pode não haver tarifa”, afirmou Lutnick em entrevista à CNBC.
O auxiliar de Trump afirma que, caso a decisão tomada pelos EUA seja o de isentar esses produtos, os países eventualmente beneficiados teriam a obrigação de se abrir para a soja norte-americana, como contrapartida.
“Por que vocês esperam nos vender café e cacau e não nos deixam vender soja? Parece injusto. Vamos tornar isso justo”, defendeu. Cabe lembrar que o café é um dos principais produtos vendidos pelo agronegócio brasileiro.
Lutnick celebrou o fato de que, na visão dele, o presidente Trump está conseguindo fechar acordos comerciais que “levariam décadas” para serem costurados pelas vias diplomáticas habituais. “Esses acordos normalmente levam décadas, mas Trump trabalha com tempo diferente e quer acordos feitos agora”, disse ele.
Ainda segundo o secretário do Comércio norte-americano, a decisão final sobre os países que serão contemplados com acordos comerciais com os EUA cabe unicamente a Trump.