MENU

alô
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência de República
Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ligou para o presidente do Brasil, Lula, e compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, realizada no Alasca em 15 de agosto. O telefonema, segundo o Palácio do Planalto, durou cerca de 30 minutos e marcou o segundo contato do líder russo com o brasileiro em apenas nove dias.
Durante a ligação, Putin avaliou como positiva sua cúpula com Trump e comentou os diversos temas discutidos entre os dois líderes. O presidente russo também reconheceu o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China, destacando o papel brasileiro nas negociações de paz.
Em resposta, Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente brasileiro desejou ainda sucesso às continuadas negociações internacionais.
Na primeira ligação, feita dias antes da cúpula no Alasca, Putin mencionou os “recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia” e agradeceu o empenho do Brasil no tema. A reunião com Trump ocorre em meio a tensões recentes, após declarações do republicano sobre a intransigência de Putin e o impacto humanitário dos bombardeios na Ucrânia.
Em encontro no Kremlin, Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin afirmaram que as boas relações entre Brasil e Rússia se devem também às relações pessoais entre os dois presidentes. “Tenho boas lembranças de nossas conversas anteriores, tanto na Rússia quanto no Brasil. Elas foram realizadas em uma atmosfera muito amigável e de maneira profissional. Conseguimos melhorar significativamente as relações entre nossas nações, em grande parte graças aos nossos contatos pessoais”, declarou o presidente russo, logo no começo da bilateral. Continue lendo…