MENU

Uma intensa massa de ar quente e seco avança sobre Goiás, elevando as temperaturas para até 38 °C nesta semana. A partir de quarta-feira (20/8), a umidade relativa do ar pode cair para apenas 12%, nível crítico que representa risco à saúde. Goiânia terá dias secos e quentes, com máximas acima de 31°C e nenhuma previsão de chuva até o fim de semana.
De acordo com meteorologistas, um bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias, mantendo o calor extremo e o ar seco.
“A mudança mais significativa no tempo deve ocorrer a partir de quarta-feira, quando a umidade relativa do ar pode despencar para 12%”, alertam especialistas. O fenômeno, típico de veranico, já é o terceiro registrado no país este ano.
Além do calor, ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h são esperados nesta quarta-feira (20/8), segundo alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nove cidades goianas estão em área de risco: Caçu, Chapadão do Céu, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Perolândia e Serranópolis. A população deve evitar árvores durante ventanias e não estacionar perto de torres ou outdoors.
As condições elevam os riscos de desidratação, queimaduras solares e problemas respiratórios. Recomenda-se evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, hidratar-se constantemente e usar protetor solar.
O tempo seco e quente deve persistir até o fim de semana, característico do período entre maio e setembro em Goiás. Autoridades alertam para os cuidados necessários durante esta onda de calor extremo.